terça-feira, 13 de julho de 2010

Eu li: As Brumas de Avalon 1 – A Senhora da Magia por Marion Zimmer Bradley

Esse é um dos meus livros favoritos. Acho que O favorito. É um romance épico, que se passa na Inglaterra.

Soube desse livro por uma amiga (a Fabíola fofa *-*) que vivia falando dele e me mandou ver o filme. Eu assisti ao filme, me apaixonei e comprei logo os 4 livros numa promoção ótima do Submarino (os 4 por R$ 39,90).

 "As Brumas de Avalon" fala sobre a história do Rei Artur só que em uma visão mais ‘feminista’. A Senhora da Magia é o primeiro livro da série (são 4 livros no total) e conta como tudo começou antes mesmo de Artur nascer.

A personagem principal é Morgana (Morgaine) que, pela primeira, vez não é vista como uma personagem má, uma bruxa, e sim como a “Morgana das fadas”.

Morgana é levada quando pequena para ser criada em Avalon, longe da igreja católica, para se tornar uma grande sacerdotisa. No filme Morgana é interpretada por Julianna Margulies - que está atualmente na série da CBS “The Good Wife” (minha série favorita) -, que eu, até então, não conhecia e acabou se tornando uma das minhas atrizes favoritas.

Outra personagem bem importante na série é Guinevere (Gwenhwyfar), a grande rival de Morgana - Nunca senti tanta raiva de uma personagem quanto sinto dela, a odeio desde o primeiro momento. Guinevere é completamente religiosa, chata, antipática, mimada, falsa, tenta bancar a santa o tempo todo, culpa a todos por seus pecados... enfim, ela é um pé no saco! “Gwen” se casa com Artur, mas é apaixonada por Lancelote( o gostosão pegador da história), primo de Artur e que também a ama, e por quem Morgana também é apaixonada. Guinevere não consegue dar a Artur o filho que ele tanto esperava, o que gera graves consequências para o reino. Sua dedicação ao Cristianismo coloca Artur e todo a Bretanha sob a influência dos padres cristãos. Mesmo tendo Artur, feito um juramento de fidelidade à antiga religião de Avalon, que foi grande responsável por lhe colocar no trono.

O primeiro livro começa contando o sofrimento de Igraine (mãe de Morgana e Artur) que se casou com o velho Gorlois (pai de Morgana) por obrigação, e que depois acabou se apaixonando e casando com Uther (pai de Artur) que se tornou o Grande Rei.

Nesse livro começamos acompanhar a história de Morgana quando ela ainda é bem pequena. Morgana cresce e é levada pela tia, Viviane - a quem considera mãe de criação - para Avalon, onde se torna uma grande sacerdotisa. O livro termina quando algo - muito importante que eu não vou contar o que é - acontece e Morgana, já adulta, acaba deixando Avalon, grávida e completamente revoltada, indo para casa de sua outra tia, Morgause.

O livro é realmente muito bom, prendeu minha atenção todo tempo. É muito mais do que eu esperava. O filme é ótimo mas o livro, é INFINITAMENTE melhor. E se você já assistiu ao filme não leia o livro esperando que aconteçam as mesmas coias por que isso não dá muito certo, quer dizer, nunca deu comigo, sempre acabava me surpreendendo!
A capa do livro é completamente desestimulante, uma das piores que já vi. Mas o que vale mesmo é o conteúdo!


0 comentários:

Postar um comentário