sábado, 17 de julho de 2010

Eu li: A Menina que Não Sabia Ler

A Menina que Não Sabia Ler (Florence and Giles)
Autor: John Harding
Editora: Leya Brasil
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance


Semana passada, estava eu 'passeando' pela livraria, quando me deparei com esse livro. Inicialmente eu só tinha ido à livraria comprar "Comer, Rezar, Amar" - por algum motivo que até hoje eu ainda não descobri qual é. "A Menina que Não Sabia Ler" chamou minha atenção inicialmente pela capa, que eu achei bem interessante, e pelo título também. Quando li a sinopse eu pensei: "É... parece ser legal, vou levar!"
 
Algo nesse livro me lembrava "A Menina que Roubava Livros" (que depois percebi que não tem nada a ver) e "Desventuras em Série" (que eu só assisti ao filme por isso nem vou falar nada).
 
Esse livro conta a história de Florence, uma menina de 12 anos, e seu meio-irmão Giles, de 8 anos, que vão morar na casa de um tio, que nunca conheceram, quando seus pais morrem. O tio de Florence é completamente contra à educação de mulheres, por isso, Florence nunca revela ter encontrado a enooooorme biblioteca em sua casa, divide esse segredo apenas com Giles. A biblioteca logo se torna o lugar preferido de Florence, e um de seus melhores esconderijos.
 
 
A vida de Florence e Giles caminha muito bem até a chegada de uma misteriosa preceptora. Esse se torna o grande mistério da história, e o que (na minha opinião) a deixou mais interesante. Quem é realmente essa Srta. Taylor? De onde ela veio? O que ela quer? Essas perguntas ficaram na minha cabeça durante quase todo o livro, e me intrigavam mais à cada página. Será que tudo de estranho que acontecia não era apenas fruto da imaginação fértil de Florence?
 
O livro tem uma linguagem bem simples, calminha... É um livro gostoso de ler, com alguns mistérios que acabam nos deixando curiosos. Porém, não achei que o título em português tivesse muito a ver com a história, pelo menos não é o fato mais importante, pois, Florence só conta no inicio do livro (nas primeiras páginas mesmo) que não sabia ler e que seu tio não queria que ela aprendesse, ela não fala como aprendeu e nem em quanto tempo. Apesar de ser mais 'sem graça' o título original (Florence and Giles) faz mais sentido, pois a história é realmente sobre os irmãos e a sua relação. O final não é nada surpreendente, nada além do que eu já esperava (eu descobri sozinha quem era a Srta. Taylor uhul).
 
Enfim, esse é um bom livro, eu gostei muito e acho que vocês deveriam ler também! :)

0 comentários:

Postar um comentário